A cada problema resolvido...
... um conhecimento a mais

sábado, 25 de setembro de 2010

Tuna no Campeonato Brasileiro Aberto de remo. Finais disputadas no fim de semana no Rio

Pela primeira vez na história uma competição nacional de remo no Brasil, o Campeonato Brasileiro Aberto, que terá suas finais neste sábado e domingo, no Estádio de Remo da Lagoa, vai permitir uma inovação: guarnições mistas, ou seja, formadas por remadores de mais de um clube, cada um competindo com a camisa do seu clube. Se um barco vitorioso tiver atletas de três clubes, todos eles serão considerados campeões.

O Aberto de Remo substitui o antigo Troféu Brasil de Remo. Dele podem participar, além das guarnições de clubes, seleções estaduais, clubes de outros países e avulsos. Outras novidades deste campeonato serão a participação da Marinha com o remo Escaler e a categoria novos talentos. Ao todo são 246 barcos inscritos e 13 escaleres. Este ano bateu recorde de inscrições, com 590 atletas de clubes e 143 da Marinha.

Vasco, atual tricampeão brasileiro; Flamengo, bicampeão estadual; Botafogo, vice-campeão estadual; Guanabara e Loureiro representam o Estado do Rio de Janeiro na competição, que também reúne Grêmio Náutico União e Guaíba (RS); Martinelli (SC), Saldanha da Gama (ES), São Salvador e Vitória (BA), Manaura (AM), Minas Brasília e Naval Brasília (DF); Álvares Cabral e Saldanha da Gama (ES); Paysandú, Remo e Tuna Luso (PA); Iate Clube da Paraíba (PB); PR: Yguaçu (PR); Sport Natal (RN); Aldo Luz, América e Martinelli (SC); Contiguiba (SE) e Bandeirante, Corinthians, Paulistano, Pinheiros e USP (SP).

No caso dos clubes cariocas, um dos destaques é o amazonense Ailson Eráclito da Silva, que rema pelo Botafogo e é o atual terceiro do mundo na categoria skiff sub23 peso leve. Este ano, ele conquistou medalha de bronze na Copa do Mundo da Eslovenia. No Flamengo, uma das estrelas é Fabiana Beltrame, que conquistou em agosto a medalha de bronze na Copa do Mundo de Lucerne. Já o vascaíno Thiago Braga foi o quinto colocado no single skiff, na primeira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, em Cingapura.

Neste fim de semana, a Confederação Brasileira de Remo está lançando o movimento "Remo in Rio", para difundir a modalidade entre crianças e jovens, a fim de descobrir talentos visando aos Jogos de 2016. Durante o campeonato, 600 crianças de projetos sociais de comunidades carentes do Rio terão seu primeiro contato com o remo, através de aulas de remo indoor.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário