A cada problema resolvido...
... um conhecimento a mais

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Futebol na Politica ou Politica no futebol Ex-jogadores Arthur Oliveira, Robgol, e Vandick, além de Zé Augusto e Landu

Uns já fizeram sucesso pelos gramados paraenses, outros continuam fazendo. Agora, todos eles também querem repetir o mesmo feito e vencer, mas em outra disputa completamente diferente das quatro linhas: a eleitoral.

Os ex-jogadores Arthur Oliveira (PV), Robgol (PTB), e Vandick (PP) travam uma disputa interessante para ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (AL). E eles não estão sozinhos entre os futebolistas: os atacantes Zé Augusto (PMDB), do Paysandu, e Landu (PT), do Remo, também estão na disputa. O objetivo deles é o mesmo: trocar a bola e a chuteira por terno e gravata.

Artur Oliveira é considerado um dos maiores ídolos do Clube do Remo. Em 1993, jogando pelo Leão, Artur participou da melhor campanha de um clube do Norte no Campeonato Brasileiro da primeira divisão. Após atuar no futebol português, ele retornou ao futebol paraense, desta vez como “Rei Artur”, apelido que ganhou na Europa. Depois de encerrar a carreira, o ex-jogador do Leão virou técnico de futebol e ganhou o Parazão 2008 no comando do Leão. Em 2009, Artur comandou o Cametá no Campeonato Paraense, mas atualmente o acreano se dedica à campanha política.

O baiano José Róbson do Nascimento, o Robgol, chegou ao Pará em 2003. Contratado para a disputa inédita do Paysandu na Copa Libertadores da América, Robgol se destacou marcando muitos gols na competição sul-americana, e também chegou a ser o artilheiro do Campeonato Brasileiro da série A por várias rodadas. Na sua segunda passagem pelo Paysandu, Robgol conquistou um bicampeonato estadual em 2005 e 2006, quando se candidatou, pela primeira vez, a deputado estadual; ganhou e agora tenta a reeleição.

Outro baiano, Vandick José de Oliveira Lima, também foi ídolo da fiel bicolor. Diferente de Robgol, ele chegou ao Paysandu, em 2001, totalmente desconhecido, mas no decorrer do Campeonato Brasileiro daquele ano Vandick fez gols importantes, principalmente na reta final da série B, em que o Paysandu ficou com o bicampeonato. Vandick também foi decisivo na conquista da Copa dos Campeões, em 2002, maior título da história do Paysandu. Como político, o ex-jogador foi eleito, por duas vezes, como vereador de Belém, e agora tenta uma vaga na AL.

O paraense Landoaldo Gomes dos Santos, o Landu, é popularmente conhecido como a locomotiva azulina. Dentro de campo, o atacante mostra esforço, faz gols, principalmente nos jogos contra o maior rival, o Paysandu, uma das vítimas favoritas do remista, que balançou a rede na maioria dos clássicos, adquirindo a fama de carrasco alvi-celeste. Com a camisa azulina, Landu foi campeão brasileiro da série C, em 2005, e do Parazão 2007. Esta é a primeira vez que o jogador tenta a carreira política.

Conhecido como o Zé da Fiel, o atacante José Augusto da Conceição está no Paysandu desde 1996. Apesar de ser maranhense, Zé Augusto dedicou toda a sua vida ao futebol do Pará. Também teve passagens curtas por São Raimundo e Tuna Luso. Ele está entre os 10 maiores goleadores da história do clube. Seus principais títulos foram conquistados com a camisa do Paysandu: Campeonato Brasileiro da série B, em 2001; Copa Norte e Copa dos Campeões, ambos em 2002. Assim como Landu, está é a primeira tentativa de Zé Augusto ingressar na política.

Diário do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário