A cada problema resolvido...
... um conhecimento a mais

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Programa que simula planetário virtual pode ser usado nas salas de informática


Visualizar o céu por meio de um programa de computador é o que permite, entre outras coisas, o software gratuito Stellarium, criado em 2001 pelo francês Fabien Chéreau. O acadêmico do último ano do curso de Física da UFMS, Johnathan C. Miguel, vai ministrar uma oficina no 10º Encontro Regional do Ensino de Astronomia (X Erea) em que vai orientar sobre a utilização desse programa para o ensino de astronomia.
Johnathan explica que o Stellarium é um simulador da abóbada celeste em tempo real que pode ser executado em várias plataformas (sistemas operacionais). “O Stellarium permite que o usuário exiba o sistema solar e seus corpos celestes visualizando em tempo real a ‘dança cósmica’ destes corpos”.
O programa tem a capacidade de exibir diversas informações acerca de inúmeros corpos celestes com excelente qualidade gráfica, na tela do computador, em 3D. “É como se [o observador] estivesse no chão, ao ar livre, olhando para o céu, alem disso, programa é capaz de simular o céu diurno, noturno e os crepúsculos de forma muito realista. O Stellarium permite regredir ou avançar no tempo através de um sistema de datas e horários muito eficiente e fácil de utilizar, permitindo que o usuário, por exemplo, possa antecipar e visualizar eclipses futuros, ou ainda, visualizar os eventos passados e futuros de qualquer lugar dos planetas do sistema solar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário