A cada problema resolvido...
... um conhecimento a mais

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Oito mil fiéis devem conduzir corda do Círio 2010


Quando se aproxima a maior manifestação de fé dos paraenses, começa a expectativa sobre os ícones que envolvem essa festa. Para este final de semana o suspense fica por conta da chegada da corda que será usada nas procissões da Trasladação e do Círio de Nazaré. Este ano, segundo estimativas conjuntas do Dieese (Departamento de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), Igreja e Diretoria da Festa, ela será conduzida por oito mil fiéis. A previsão é que o artefato esteja na capital paraense nesta sexta-feira (3).


As cordas que serão usadas nas duas procissões terão 400 metros de comprimento, com duas polegadas de diâmetro. O peso total é de 600 quilos, cada uma delas. Ela está vindo da Bahia, por via rodoviária.


Como nos anos anteriores, tanto em uma romaria, quanto na outra, a corda estará dividida em núcleos e estações. No ano passado, segundo dados oficiais, o núcleo da cabeça foi levado por 68 pessoas e as estações por 300 pessoas (60 pessoas em cada), totalizando 368 pessoas entre o núcleo da cabeça e as cinco estações.


Outros números- Estimativas oficiais mostram que, segurando a corda e colocando mão sobre mão, haverá no máximo 7.200 pessoas. Juntando a isso as 368 pessoas que estão no núcleo da cabeça e nas cinco estações será um total máximo de 7.568 promesseiros.


Este total reflete o quantitativo global dos números de pessoas nos núcleos e estações e segurando a corda, também com mão sobre mão no ano passado e que já dá uma ideia do Círio 2010.


Mas as projeções para este ano, segundo informou o colegiado de órgãos que divulga as estimativas, elas ainda estão sendo fechadas. Mas já é possível adiantar que será maior do que ano passado.



Redação Portal ORM

Nenhum comentário:

Postar um comentário