A cada problema resolvido...
... um conhecimento a mais

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Titanic - Acidente ou Sabotagem?


Titanic

Segundo as investigações oficiais realizadas com base no naufrágio, a tragédia foi um terrível acidente agravado pela suposta incompetência de certas figuras-chaves implicadas. Nos anos seguintes, surgiram várias teorias controversas questionando o grau em que a catástrofe poderia ter sido considerada um acidente. Levando aos analistas creerem numa possivel sabotagem.

O primeiro ponto que atraiu a atenção dos que procuravam a "verdade" sobre o naufragio foi o elevado numero de cancelamentos feitos para a viagem inaugural do Titanic. Apesar da demanda de lugares, umas 55 pessoas cancelaram seus bilhetes na última hora.

O mais notável desses cancelamentos foi o de J. P. Morgam, - o verdadeiro dono da White Star Line - e um dos homens mais ricos dos Estados Unidos. O casal a quem foi então destinada a suíte de Morgan no Titanic decidiu viajar no Lusitânia, sendo então finalmente ocupada por J. Bruce, diretor executivo da White Star, que sobreviveu à viagem pulando num bote salva-vidas, quando este estava sendo arriado.


Quatro meses depois, o transatlântico sofreu sérios danos ao colidir com um cruzador de guerra, o HMS Hawke. O Olympic teve de regressar a Belfast para diversos reparos. A White Star Line moveu uma ação por danos, mas perdeu e teve que pagar os reparos que adicionaram um total de 250 mil libras esterlinas ao custo original do navio de 1,5 milhões. Depois, em 24 de fevereiro de 1912, o Olympic atingiu um barco afundado e perdeu uma hélice. O violento choque causou graves danos internos ao navio, que foi içado ao estaleiro de Belfort, onde estava terminado o Titanic.


Esta modificação era supostamente necessária para impedir que os passageiros da primeira classe se molhassem ao sair para tomar ar. Era insólito que uma modificação tão importante como essa fosse ordenada com tanta precipitação, especialmente sem esperar passar as provas ao mar.

Uma vez instalados, esses vidros panorâmicos eram para um leigo uma forma segura de distinguir as duas embarcações, ou pelo menos uma forma certa de fazer com que o público em geral achasse que podia distinguir os dois navios. O danificado Olympic, fazendo-se passar pelo aclamado Titanic, poderia então ser perdido oportunamente no mar em alguma posição predeterminada para causar uma perda mínima de vidas. A White Star Line poderia reclamar o seguro Titanic, que não tinham pedido prévio de indenização, enquanto o autêntico e imaculado Titanic poderia entrar em serviço sem problemas como o Olympic.

Sintomas da tragédia

Um dos sintomas de uma possivel leva do acidente, era as constantes "falhas" que os construtores dispensaram aos navios.O mais conhecido era o fato de que numa embarcação que poderia levar mais de 2200 passageiros somente havia botes salva-vidas para 1178 pessoas. Além disso, os vigias não tinham acesso á equipamentos como binóculos mesmo depois que o Titanic abandonasse Southampton, apesar de crescente o aviso de gelo.

A maior parte das criticas foram dirigidas ao capitão Smith, que acelerou o barco sabendo que havia perigo de cumes gelo (icebergs) na área. De acordo com a estimativa, foram 5 avisos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário