A cada problema resolvido...
... um conhecimento a mais

sábado, 12 de junho de 2010

Galileu Galilei

Filósofo e cientista italiano
1564-1642




Galileu Galilei, físico e astrônomo italiano, deu início, junto com o astrônomo alemão Johannes Kepler, à revolução científica que culminou com a obra do físico inglês Isaac Newton. Sua principal contribuição para a astronomia foi o uso do telescópio para a observação das manchas solares, vales e montanhas lunares, dos quatro satélites maiores de Júpiter e das fases de Vênus. Assim, Galileu tirou a astronomia da área das verdades absolutas e passou-a para o terreno das novas ciências experimentais.
No campo da física, descobriu as leis que regem a queda dos corpos e o movimento dos projéteis. Em seu tratado intitulado Diálogo sobre os Sistemas Máximos (1632), defendeu a teoria de Copérnico, segundo a qual a Terra gira ao redor do Sol. Galileu foi chamado a Roma pela Inquisição, que o acusava de "suspeita grave de heresia". Finalmente, foi obrigado a abjurar de suas teorias em 1633 e, mesmo assim, foi condenado à prisão perpétua, pena diminuída para prisão domiciliar.
A última obra de Galileu, Discursos e Demonstrações Matemáticas sobre Duas Novas Ciências, publicada em Leiden em 1638, revisa e aprimora seus primeiros estudos sobre o movimento e os princípios da mecânica em geral. Este livro abriu o caminho que levou Newton a formular a lei da gravitação universal.
Galileu simboliza a defesa da liberdade da investigação científica sem interferências filosóficas e teológicas. O papa João Paulo II abriu em 1979 uma investigação sobre a condenação eclesiástica do astrônomo e em outubro de 1992 o Vaticano reconheceu que errou em seu julgamento sobre a obra de Galileu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário