A cada problema resolvido...
... um conhecimento a mais

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Cientistas japoneses desenvolvem uma cadeira que levita





Cientistas japoneses da universidade Kobe Gakuin desenvolveram um dos sonhos dos fãs dos X-Men, uma cadeira similar à do Professor Charles Xavier, por causa de sua capacidade para levitar. No entanto, o projeto que sustenta esta cadeira tem propósitos mais nobres, ajudar os idosos a se deslocar.


A ideia de desenvolver este protótipo teve sua inspiração nas mesas de hockey aéreo, mas se baseia em um constante fluxo de ar lançado contra o solo graças a um compressor.

Lamentavelmente, o protótipo requer de alimentação elétrica externa, motivo pelo qual um cabo limita as capacidades da cadeira, que de toda forma pode trabalhar perfeitamente com pessoas que pesem até 150 quilos, com a vantagem que basta um leve impulso (de outra pessoa) para que a cadeira se desloque suavemente.

Atualmente esta cadeira é um protótipo, mas já estudam melhorá-la com propósitos comerciais, levando a crer em um futuro próximo com cadeiras levitantes onde os idosos ou pessoas com dificuldades para caminhar possam se deslocar facilmente, como fazem no vídeo de demonstração mostrado na sequência.

Fonte: GizmoWatch/Mdig

Nenhum comentário:

Postar um comentário