A cada problema resolvido...
... um conhecimento a mais

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Estádio da Copa é à prova de som

Mesmo no país da Copa do Mundo, existem aqueles que não gostam de futebol. Um grupo de moradores da Cidade do Cabo, a segunda maior cidade da África do Sul, havia reclamado contra a construção de um novo estádio na cidade, por causa do barulho. Agora eles vão poder dormir tranquilos durante os jogos. A firma alemã de engenharia Schlaich Bergermann construiu um teto capaz de bloquear o barulho feito pelos 69.070 torcedores que irão aos jogos.

Para isso, os engenheiros projetaram o maior teto de vidro do mundo, com 37 mil metros quadrados, cobrindo toda a torcida. Debaixo do teto, eles colocaram uma rede feita de fibra de vidro e Teflon. Segundo o site Popular Science, a estrutura reflete o barulho de volta para o campo, aumentando ainda mais o volume da torcida e das vuvuzelas. O teto pesa ao todo mais de 4.700 toneladas.

Além disso, o teto poderá proteger os torcedores do clima inconstante da cidade. A forma côncava vai desviar os ventos de mais de 80 quilômetros por hora que são comuns na região.

Revista Galileu

Nenhum comentário:

Postar um comentário