A cada problema resolvido...
... um conhecimento a mais

segunda-feira, 7 de março de 2011

Facebook - Alunos podem ser julgados por posts


Uma escola em Atlanta, nos Estados Unidos, está atraindo os holofotes nacionais e esquentando o debate sobre privacidade e redes sociais.
Três estudantes da Chapel Hill Middle School foram suspensos depois de chamarem um de seus professores de pedófilo no Facebook. Segundo o Atlanta Journal Constitution, que deu a história, a aluna que criou o post disse que estava brava e o fez por brincadeira.
O problema, ou o debate, não está na escola condenar a difamação (uma vez que não há provas de que o professor seja pedófilo e nem mesmo uma acusação por parte dos alunos), mas sim nas atitudes que envolveram a punição dos alunos.
Alejandra Sosa, a jovem de 13 anos que criou o post, e outros dois jovens de mesma idade pegaram 10 dias de suspensão e podem enfrentar conseqüências ainda mais graves. A escola ofereceu duas opções aos alunos envolvidos: expulsão e matrícula em uma chamada escola “alternativa” para jovens com problemas de comportamento ou ir a um tribunal e encarar o que podem ser conseqüências ainda piores.
No entanto, a jovem diz que o diretor Jolene Morris a levou até a biblioteca e a forçou a se logar no Facebook. Ele então retirou o teclado de suas mãos e leu toda a sua conversa antes de obrigá-la a deletar os comentários.
Segundo o AJC, Alejandra disse ter pedido desculpas formais ao professor. O jornal ainda reporta que os pais de alguns dos alunos acreditam que a mudança de escola prejudicaria o desempenho acadêmico dos jovens e se perguntam se essa não seria essa punição muito grave para jovens de 12 anos.
A discussão é grande uma vez que há muitas nuances na lei. Em tese, alunos não podem ser punidos academicamente pelo o que falarem fora das dependências da escola - desde que isso não cause problemas dentro do campus. No entanto, os comentários em relação ao professor, mesmo em tom de brincadeira, eram bastante sérios.
Um outro detalhe promete agravar a discussão: a atitude do diretor em obrigar a aluna a entrar no facebook está correta? Pra alguns, isso pode configurar uma violação dos direito da jovem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário