A cada problema resolvido...
... um conhecimento a mais

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Microsoft pode lançar rede social

A Microsoft, durante o final de semana, postou – e depois rapidamente tirou do ar – uma página da web que pareceu mostrar que a companhia trabalha em um novo serviço de rede social.

A página parecia ser a home do serviço chamado Tulalip, que classificou o novo site da empresa como a integração das funções de busca das redes sociais. “Com o Tulalip você pode encontrar o que você precisa e compartilhar o que você sabe de uma maneira mais fácil do que nunca”, dizia o texto da página que não funcionava.

O URL da página é o Socl.com, que a Microsoft comprou no ano passado, segundo arquivos da internet.

Já nesta segunda-feira (18/07) de manhã a companhia tirou o site do ar e a substituiu por uma outra que oferecia uma explicação. “Obrigado por passar por aqui. O Socl.com é um projeto interno do time de pesquisas da Microsoft que erroneamente a publicou na web”, afirmava a nova página.

O vazamento Tulalip pode ter sido de fato um erro. Mas também pode ter sido uma manobra para gerar um falatório em torno da nova plataforma de rede social que a empresa pode estar planejando. Teóricos da conspiração afirmam que a ação favorece o último cenário e apontam para o fato de que o “vazamento” veio menos de três semanas depois que o Google lançou o seu site de relacionamentos, o Google +.

A Microsoft pode sentir que necessita dar uma resposta a altura, particularmente tendo em conta que o gigante de buscas se expande para as fortalezas da companhia, como aplicações de escritório, navegadores e sistemas operacionais por meio de ofertas na nuvem como o Google Apps, Chrome e Android.

O projeto não parece mirar no Facebook. Na realidade, a página apresentava um ícone da rede social de Mark Zuckerberg, assim como um para o Twitter – o que indica que o serviço pode ser destinado a trabalhar com redes sociais já existentes.

E isso tem uma razão. A Microsoft e o Facebook se uniram em uma série de serviços de internet. Mais recentemente, o Facebook anunciou que iria integrar o Skype diretamente em sua página. Por sua vez, o Skype fará parte da Microsoft, que comprou o software por US $ 8,5 bilhões. A Microsoft também integrou em tempo real os feeds do Twitter diretamente em seus resultados de busca no Bing.

A Microsoft não quis comentar o assunto.

Itweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário