A cada problema resolvido...
... um conhecimento a mais

quinta-feira, 31 de março de 2011

Como fazer backup do Firefox e do Thunderbird

É sempre bom termos backup de tudo que é importante. Imagine perder todas as configurações do seu navegador ou mesmo seus emails?
Para fazer o backup completo do navegador Firefox e do Thunderbird (cliente de email da Mozilla), basta instalar um programinha chamado MozBackup.
Ele salva simplesmente tudo e depois é só restaurar os arquivos.
1.Baixe o programa e descompacte a pasta.
2.Clique no executável MozBackup
3.Na janela de apresentação, clique em next
4.Marque a opção backup profile (fig 1)
5.Escolha de qual programa você fará o backup (fig 1)
6.Escolha o perfil a ser salvo (fig 2)
7.Clique em browse e escolha o local onde o backup será salvo (fig 2)
8.Será perguntado se você quer colocar senha. Sim ou não e next
9.Marque as opções que você deseja salvar. Next.(fig 3)
10.Aguarde o término do backup (fig 4)

Para restaurar, clique em restore profile e encontre o backup dentro do seu micro.

terça-feira, 29 de março de 2011

Carregador sem fio para aeroportos


A Zoeftig, fabricante de móveis e materiais para aeroportos, criou um conceito interessante para evitar aquele momento triste em que a bateria de algum eletrônico acaba e não há por perto um carregador ou uma tomada disponível.
A ideia da Zoeftig não é de todo nova, mas sua aplicabilidade vale a notícia. O PowerKiss é a combinação de um anel que se conecta a algum dispositivo e um método de transmissão de eletricidade sem fio.
O PowerKiss usa transmissão eletromagnética: com o anel ligado a um smartphone por microUSB, por exemplo, e colocado sobre a base do equipamento (chamada de Coração), a bateria começa a ser recarregada.
A Zoeftig pretende levar o produto não só a aeroportos, mas também a restaurantes e hotéis. A estreia será em 30 aeroportos espalhados pelo mundo, em especial na Europa.
Info

sexta-feira, 25 de março de 2011

Virtualização e Consolidação Com o Hyper-V


O Hyper-V, um recurso chave do Windows Server 2008, já foi liberado para a versão RTM (release to manufacturing) e está disponível para implantação em ambientes de produção. Uma versão beta do Hyper-V foi incluída no Windows Server 2008 e esta atualização oferece a versão final. Para obter mais informações sobre a tecnologia Hyper-V, acesse o site do Hyper-V Server 2008.

A virtualização de servidor, também conhecida como virtualização de hardware, é o tema do momento no mundo de TI, devido ao seu potencial de grandes benefícios econômicos. A virtualização de servidor permite que vários sistemas operacionais sejam executados como máquinas virtuais (VMs) em uma única máquina física. Com a virtualização de servidor, você pode consolidar as cargas de trabalho de servidores pouco utilizados em um número menor de computadores com maior utilização. Com uma quantidade menor de máquinas, é possível reduzir os custos, por meio da diminuição da sobrecarga de energia, hardware e gerenciamento, e criar uma infra-estrutura de TI mais dinâmica. Para saber mais sobre a Microsoft e a virtualização, visite o site de Virtualização ou o TechCenter de Virtualização.

No Windows Server 2008, tudo o que é necessário para dar suporte à virtualização de servidores está disponível como um recurso completo do sistema operacional, denominado Windows Server 2008 Hyper-V. Com o Hyper-V como função e as diretivas flexíveis de licenciamento, ficou mais fácil do que nunca aproveitar os custos baixos da virtualização através do Windows Server 2008:

A Microsoft acaba de lançar a versão final do Hyper-V, a qual já se encontra disponível para download. Você pode efetuar o download da atualização para o Hyper-V RTM aqui e experimentar os avanços de estabilidade, usabilidade e desempenho.

Apresentando o Windows Server 2008 Hyper-V

O Windows Server 2008 Hyper-V, uma tecnologia de última geração de virtualização de servidor baseada em hipervisor, permite a melhor aplicação de seus investimentos em hardware de servidor, por meio da consolidação de múltiplas funções de servidor como máquinas virtuais (VMs) separadas, executadas em uma única máquina física. Com o Hyper-V, também é possível executar de forma eficiente vários sistemas operacionais diferentes—Windows, Linux, entre outros—em paralelo, em um único servidor, e aproveitar ao máximo o poder da computação x64.

Principais Cenários Para o Hyper-V

O Hyper-V fornece uma plataforma de virtualização dinâmica, confiável e escalonável, somada a um conjunto de ferramentas de gerenciamento integradas, para gerenciar tanto os recursos físicos como os virtuais, permitindo que você crie um centro de dados ágil e dinâmico. O Hyper-V possibilita:

Consolidação de Servidores

As empresas são pressionadas a facilitar o gerenciamento e reduzir os custos, ao mesmo tempo em que precisam manter e aprimorar suas vantagens competitivas, como flexibilidade, confiabilidade, escalabilidade e segurança. O uso fundamental da virtualização para a consolidação de vários servidores em um único sistema, mantendo ao mesmo tempo o isolamento, ajuda a suprir estas necessidades. Um dos principais benefícios da consolidação de servidor é a redução do custo total de propriedade (TCO), não apenas por diminuir os requisitos de hardware, mas também por reduzir os custos com energia, refrigeração e gerenciamento.

As empresas também podem se beneficiar da virtualização de servidor com a otimização da infra-estrutura, tanto do ponto de vista da utilização dos ativos, como da capacidade de balancear as cargas de trabalho através de diferentes recursos. Outro benefício é a flexibilidade avançada de todo o ambiente e a capacidade de integrar livremente cargas de trabalho de 32 bits e 64 bits no mesmo ambiente.

Continuidade de Negócios e Recuperação de Desastres

A continuidade de negócios é a capacidade de minimizar tanto o tempo de inatividade programado como o não programado. Isso inclui o tempo perdido nas funções de rotina, como manutenção, backup e interrupções de energia não previstas. O Hyper-V contém poderosos recursos de continuidade de negócios, como o backup em tempo real e a migração rápida, para que as empresas possam atender aos parâmetros rigorosos de tempo de ativação e resposta.

A recuperação de desastres é um componente central da continuidade de negócios. Desastres naturais, ataques mal-intencionados e mesmo os problemas simples de configuração, como conflitos de software, podem debilitar os aplicativos e os serviços, até que os administradores resolvam os problemas e restaurem os dados de backup. Com o aproveitamento das capacidades de agrupamento do Windows Server 2008, o Hyper-V agora oferece suporte para a recuperação de desastres (DR) dentro dos ambientes de TI e dos centros de dados, utilizando as capacidades de agrupamento geograficamente dispersas. A recuperação rápida e confiável de desastres e negócios ajuda a garantir potentes capacidades de gerenciamento remoto e a perda mínima de dados.

Desenvolvimento e Teste

Desenvolvimento e teste geralmente são as primeiras tarefas de negócios que usufruem da tecnologia de virtualização. Através do uso de máquinas virtuais, as equipes de desenvolvimento podem criar e testar uma ampla variedade de cenários, em um ambiente seguro e independente, o qual aproxima perfeitamente a operação dos servidores físicos e clientes. O Hyper-V maximiza a utilização dos hardwares de teste, reduzindo os custos, melhorando o gerenciamento do ciclo de vida e aprimorando a cobertura dos testes. Com recursos abrangentes de suporte aos sistemas operacionais guests e pontos de verificação, o Hyper-V fornece uma ótima plataforma para seus ambientes de desenvolvimento e teste.

Centro de Dados Dinâmico

O Hyper-V, em conjunto com as soluções de gerenciamento de sistema já existentes, como o Microsoft System Center, pode ajudá-lo a ter a visão de um centro de dados dinâmico, com sistemas de auto-gerenciamento e agilidade operacional. Por meio de recursos como a reconfiguração automatizada de máquinas virtuais, o controle flexível de recursos e a migração rápida, é possível criar um ambiente de TI dinâmico, que utiliza a virtualização não somente para resolver problemas, mas também para antecipar o aumento de demanda.

Principais Recursos do Hyper-V:

Arquitetura Nova e Aprimorada

A nova arquitetura de hipervisor micro-kernel de 64 bits permite que o Hyper-V ofereça uma ampla lista de métodos de suporte aos dispositivos, além de segurança e desempenho avançados.

Amplo Suporte a Sistemas Operacionais

Amplo suporte para a execução simultânea de diferentes tipos de sistemas operacionais, incluindo os sistemas de 32 bits e 64 bits em diferentes plataformas de servidores, como Windows, Linux e outros.

Suporte a Multiprocessadores Simétricos (SMP)

A capacidade de suporte para até quatro processadores múltiplos no ambiente de uma máquina virtual possibilita o aproveitamento total dos aplicativos multi-threaded.

Balanceamento de Carga de Rede

O Hyper-V engloba novas capacidades de comutador virtual. Isto significa que as máquinas virtuais podem ser facilmente configuradas para executar o Windows Network Load Balancing (NLB) Service, a fim de balancear as cargas entre máquinas virtuais de diferentes servidores.

Nova Arquitetura de Compartilhamento de Hardware

Com a nova arquitetura de provedor de serviço virtual/cliente de serviço virtual (VSP/VSC), o Hyper-V oferece acesso e utilização avançados dos recursos centrais, como disco, rede e vídeo.

Migração Rápida

O Hyper-V permite a migração rápida de uma máquina virtual em execução, de um sistema físico de hospedagem para outro, com um tempo de inatividade mínimo, aproveitando as capacidades já conhecidas de alta disponibilidade das ferramentas de gerenciamento do Windows Server e do System Center.

Instantâneo de Máquina Virtual

O Hyper-V oferece a capacidade de tirar instantâneos de uma máquina virtual em execução, para que você possa reverter facilmente a um estado anterior e aprimorar a solução de backup e recuperação.

Escalabilidade

Com suporte a múltiplos processadores e núcleos em nível de host e acesso avançado de memória nas máquinas virtuais, você pode fazer a escalabilidade vertical de seu ambiente de virtualização, a fim de oferecer suporte a uma grande quantidade de máquinas virtuais dentro de um determinado host e continuar a migração rápida para a escalabilidade através de múltiplos hosts.

Extensível

As interfaces e APIs baseadas no padrão WMI do Hyper-V permitem que os fabricantes de software independentes e desenvolvedores produzam com rapidez ferramentas personalizadas, utilitários e aprimoramentos para a plataforma de virtualização.

Nota: A Microsoft acredita que a maior parte dos clientes espera contar com as capacidades de virtualização nos sistemas operacionais de seus servidores. Entretanto, de acordo com a demanda dos clientes, o Windows Server 2008 poderá ser licenciado sem o Hyper-V. Para saber mais, visite a página Licenciamento sem o Hyper-V.

System Center Virtual Machine Manager

O gerenciador de máquinas virtuais System Center Virtual Machine Manager é uma solução de gerenciamento heterogênea e abrangente para centros de dados virtualizados. O Virtual Machine Manager possibilita uma melhor utilização do servidor físico, o gerenciamento centralizado da infra-estrutura de máquinas virtuais e o rápido fornecimento de novas máquinas virtuais pelo administrador e usuários finais. O Virtual Machine Manager oferece a melhor solução para o aproveitamento das habilidades e processos administrativos de TI, no gerenciamento de ambientes físicos e virtuais.

Site Microsoft

segunda-feira, 21 de março de 2011

Belém é a sede do Sul-Americano Absoluto de 2012


O Campeonato Sul-Americano de Esportes Aquáticos de 2012, cuja sede já estava decidida que seria no Brasil desde 2009, foi definido para a capital paraense, Belém. A ediҫāo do ano que vem será na categoria Absoluto (adulto), repetindo o que acontecera em 2002. Naquele ano, astros como Fernando Scherer, o Xuxa, e Gustavo Borges simplesmente pararam a cidade, com todas as cinco modalidades atraindo um público imenso aos locais de provas.
Na ocasiāo, a nataҫāo e os saltos ornamentais foram disputados na piscina da Adesef; o polo aquático foi na Tuna Luso, enquanto o nado sincronizado teve como sede o Clube do Remo. Já as maratonas aquáticas foram disputadas na Baía de Guajará com largada e chegada na Estaҫāo das Docas, ponto turístico da cidade.
Final Esporte

terça-feira, 15 de março de 2011

Quanto é "beber socialmente"?


Tecnicamente, é até o quanto você consegue beber sem a sociedade reparar
por Raquel Lima
Definição clássica de quem não quer parecer nem irresponsável nem careta, "beber socialmente" equivale ao que os especialistas classificam como "risco moderado" de alcoolismo. Entra nessa categoria quem consome até 3 doses diárias de bebida alcoólica - na classificação-padrão, 1 dose equivale a 1 latinha de cerveja, uma 1 taça de vinho ou meros 25 mililitros de destilados, como uísque e vodca (ver quadro ao lado).

Acontece que há uma linha tênue entre bebedores sociais e antissociais. Nesse sistema, a categoria acima do "risco moderado" já é "risco em crescimento". Quem estiver nas 4 doses diárias deve ficar atento.

Mas calma: passar de 3 doses diárias não quer dizer que você esteja virando alcoólatra. "A dependência do álcool não é diagnosticada tendo como critério único, e nem principal, a quantidade de álcool que uma pessoa bebe, mas a relação com o álcool que a pessoa tem, ou seja, o quanto o consumo atrapalha sua vida", explica a pesquisadora Ilana Pinsky.

É dose

Risco de alcoolismo conforme consumo diário de álcool

1 dose* - risco baixo

2 doses* - risco leve

3 doses* - risco moderado - Limite de "beber socialmente"

4 doses* - risco em crescimento

5 ou + doses* - risco avançado

*1 dose = 350 ml (lata) de cerveja, 90 ml (taça) de vinho ou 25 ml de destilados

Fonte Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas (Abead) e National Institute of Alcohol Abuse and Alcoholism.

quinta-feira, 10 de março de 2011

O menor Pen drive do Mundo


Conheça o Pico C Special Edition, da Super Talent Technology, um pendrive com capacidade de 64 GB de armazenamento e velocidade de até 30 MB/s. Mas isso não é tudo. O pendrive especial tem apenas 3.8 x 1.3 centímetros, é menor que uma moeda. Tão pequeno que o fabricante até sugere usá-lo como pingente de um colar ou adorno para chaveiro e aparelho celular.

O menor pendrive do mundo, o Pico C pesa 6 gramas e tem ainda acabamento em ouro. Mas ele não é somente um “rostinho bonito”.
Além da enorme capacidade, o dispositivo é de alta performance, atingindo 30 MB/s para leitura e 15 MB/s para gravação de dados.
Mesmo tão pequeno, o pendrive é “duro na queda”, segundo o fabricante: rígido, à prova d’água e capaz de guardar dados por até 10 anos. Quando guardado, ele suporta temperaturas de – 20° C até 85° C. Em operação, essa faixa fica entre 0° C e 60° C.
Ele não usa aquela típica capinha para o conector e é compatível com USB 2.0 e 1.1. Com tecnologia “Hot Plug & Play”, não é necessário instalar nada para começar a usá-lo, e ele é compatível com Windows 98 e superiores, Mac 10.X e superiores e Linux.

O PC tudo em um mais fino do mundo


Quando a gente o vê de perfil parece que ele já foi embora, uma peculiar característica do computador "tudo em um" mais fino do mundo, o IdeaCentre A320 da Lenovo, cujos predecessores sempre estiveram nas listas dos mais finos há 3 anos.
O A320 conta com a mesma tela de 21,5 polegadas que tinha o modelo anterior, mas desta vez seu processador melhora substancialmente graças a um Intel Core i5 de segunda geração com suas capacidades multimídia melhoradas.
Pode ser equipado com 8GB de RAM e um disco rígido de 750GB e conta com saída/entrada HDMI. Só para que tenham uma idéia, a parte mais delgada tem somente 18,5 milímetros e como é possível ver na foto, seu perfil não muda muito.
Começará a ser vendido junho deste ano por 700 dólares em sua versão mais econômica, e junto a ele sairá também o c205, com tela de 18,5 polegadas e um processador menor, e o B520 com um i7 e tela multitáctil 3D de 23 polegadas.
Se seguem fazendo os computadores tão finos dentro de alguns anos passaremos do clássico corte acidental com as folhas de papel ao corte dos pulsos com a borda delgada do teclado. Esse risco direto para a saúde tem um outro probleminha inerente ainda mais perigoso: de que passemos a pintar os lábios de negro, digitando miguxês enquanto escutamos música Emo...

Um teclado especial para os fãs do Facebook


A Social Keybords, loja especializada em criar produtos para "deixa a navegação nas redes sociais ainda mais fácil", desenvolveu um teclado direcionado aos usuários do Facebook. São 19 teclas especiais - na verdade, atalhos para funções específicas dentro do site. O SNAK (Social Network Access Keyboard) pode redirecionar você para as áreas de mensagens, notificações, eventos, grupos, amigos e até mesmo para as páginas de seus jogos sociais favoritos.
O dispositivo usa um conector USB comum, requer um software específico para funcionar corretamente e está à venda por US$30 na loja oficial da SK.

quarta-feira, 9 de março de 2011

O maior veículo da história


O mundo das construções gigantes acaba de chegar a um novo nível. O navio Prelude FLNG, que foi projetado pela empresa petrolífera Shell, é o maior veículo já construído na história da humanidade. Bota maior nisso: ele pesa inacreditáveis 600 mil toneladas. Isso é o equivalente a 1 000 Antonov A225 (o maior avião do mundo), e 100 mil toneladas a mais do que o petroleiro Knock Nevis, hoje o maior navio do mundo. O Prelude, que tem uma tripulação de 400 pessoas, é uma plataforma petrolífera móvel, com todos os equipamentos necessários para extrair, processar e armazenar gás natural. "Nós poderemos explorar reservas que hoje estão abandonadas porque ficam muito longe da terra firme", afirma o executivo Malcolm Brinded. O primeiro destino do navio, em 2014, será a costa noroeste da Austrália, onde ele irá explorar os campos de gás natural Prelude e Concerto.

Refinaria móvel
Navio extrai, processa e armazena gás natural

Largura - 75 metros (a mesma de um campo de futebol)

Comprimento - 480 metros = 10 quarteirões

Peso - 600 mil toneladas = 1,2 vez o peso do maior prédio do mundo (o Burj Dubai, que pesa cerca de 500 mil toneladas)

Extração de gás - 3,5 milhões de toneladas por ano = 233 mil caminhões-tanques de gás (15 t/cada)

Preço - 5 bilhões de dólares = 16 vezes mais caro que o maior avião do mundo (Antonov A225).


Super Interessante

Esse video mostra como pode ser a vida daqui a alguns anos.

Top 10 Lançamento mais esperados de 2011

1 – Wii HD
O Wii mudou o mundo, mas continua na era da baixa definição: é o único dos consoles de videogame da atual geração que não produz imagens em HD. Em novembro de 2011, a Nintendo deve comemorar os 5 anos do lançamento do Wii apresentando a nova versão dele. Que além de gráficos (bem) melhorados, também deverá trazer uma grande inovação na maneira de jogar – virá com um headset que lê as suas ondas cerebrais.



2 – iPhone 5
Ele vai corrigir os problemas de antena do iPhone 4. Mas sua principal novidade deverá ser outra. Ao que tudo indica, o novo iPhone terá um chip do tipo Near Field Contact (NFC), e por isso poderá ser usado como meio de pagamento numa infinidade de situações – como crachá de empresa, bilhete de ônibus, cartão de crédito, ingresso de show etc. Finalmente, o celular vai tomar o lugar do dinheiro. E você não precisará mais carregar a sua carteira



3 – Nintendo 3DS
Ver filmes e games em 3D é superlegal. Usar óculos 3D, não: depois de um certo tempo, incomoda e cansa mesmo. Mas o novo console portátil da Nintendo vai acabar com esse problema: será o primeiro produto de massa a usar o sistema de tela autoestereoscópica, que foi inventada pela Sharp e gera imagens 3D sem nenhum tipo de óculos. O Nintendo 3DS será uma revolução. Até quem não liga pra consoles portáteis (ou pra games) terá um.



4 – Kindle Color
Os tablets têm um problema crônico: não são bons para ler livros, pois a luz da tela acaba machucando os olhos. A solução para isso é a tecnologia de papel eletrônico, presente no Kindle. Só que ela é lenta e preto-e-branco, ou seja, não serve para as outras funções típicas de um tablet (navegar na internet, ver vídeos etc). Mas a empresa E-ink, fabricante das telas de papel eletrônico, já tem um protótipo que resolve tudo isso. Ele deve chegar ao mercado em 2011.




5 – Windows 8
Depois do desastre que foi o Windows Vista, a Microsoft reencontrou o caminho no Windows 7, um ótimo sistema operacional. No Windows 8, ela tentará dar o pulo definitivo – e extinguir de vez a possibilidade de vírus e pau no computador. Graças a tecnologias de virtualização e computação em nuvem, o novo Windows será essencialmente indestrutível. Se essa promessa se confirmar, ele terá ultrapassado tecnologicamente o Mac. Um momento histórico.



6 – O tablet de R$ 500
Já existem tablets, como o Galaxy Tab, baseados no sistema operacional Android. Mas são aparelhos caros e prematuros – o Google ainda não adaptou o Android para uso em tablets. Em 2011, isso vai acontecer: e as marcas xing-ling vão inundar o mercado com tablets de baixo custo, rodando o novo sistema Android 3.0 (Honeycomb), com touchscreen capacitivo e preço bem acessível. Todo mundo vai ter um.



7 – iPad 2
Será mais leve. Terá duas câmeras, uma para fotos e outra para videoconferência. E sua tela será melhor. Talvez, incrivelmente melhor: para colocar a tecnologia Retina Display no iPad 2, que é o que todo mundo espera, a Apple terá de produzir uma tela com 4,9 milhões de pixels de resolução – o dobro de uma televisão Full HD, na pequena tela do iPad. Será que é possível?



8– HP Palm Tablet
A Palm estava morrendo. Aí, contratou alguns dos melhores engenheiros da Apple e criou um celular que estava a frente de seu tempo: o Palm Pre, cheio de funções que acabaram sendo copiadas pelo iPhone e pelo Android. Agora pertencente à HP, a pequena Palm está cheia de dinheiro e entusiasmo para tocar seu novo projeto – um tablet baseado no sistema operacional WebOS (o mesmo do Pre), que pode provocar uma virada no mercado.



9 – PlayStation Phone
Quase todo mundo gosta de jogar um joguinho no celular de vez em quando. Mas Fruit Ninja e Angry Birds não são Super Mario: os games no celular ainda não atingiram o grau de sofisticação e força cultural que podem, e merecem, ter. Quem sabe com este aparelho, que está sendo desenvolvido pela Sony Ericsson e pode fazer pelos celulares o que o PlayStation fez pelos consoles de mesa. Ele terá um gamepad de verdade, como nos videogames de verdade. E promete jogos à altura.



10 – TV de OLED
As telas com a tecnologia OLED (Organic Light-Emitting Diode) são muito melhores do que qualquer LCD ou plasma. Um dia, elas irão dominar o mercado. E essa virada começa em 2011, com o lançamento comercial da primeira TV OLED de tela grande. Ela terá generosas 55 polegadas – quase 4 vezes mais do que as minúsculas OLED atuais (que mal servem como monitor de portaria). Será lançada por Samsung, LG ou Sony, e vai custar uma fortuna. Mas será o começo de uma nova era.

Navegando sem usar o mouse sim, é possível!

Cantor do Black Eyed Peas é novo diretor de inovação da Intel


O vocalista do Black Eyed Peas Will.i.am foi contratado pela Intel para ajudar a inovar a forma como o entretenimento é usado em smartphones e tablets. O músico foi apresentado na terça-feira (25) como o novo diretor de inovação criativa da Intel, já com o crachá de identificação da empresa, em uma conferência em Anaheim, na Califórnia"Quase tudo o que eu faço envolve processadores e computadores. Então, quando eu vejo um chip da Intel, eu penso em todas as mentes criativas que me ajudam a aumentar minha própria criatividade", disse Will.i.am, cujo nome verdadeiro é William Adams. O músico dará assistência no desenvolvimento de aparelhos, como notebooks, smartphones e tablets.

A fabricante de chips espera ganhar a atenção de gerações mais jovens ao incorporar entretenimento e tecnologia, disse Deborah Conrad, responsável pelo marketing da companhia. "A cultura jovem acolhe novos aparelhos e novas formas de comunicações e entretenimento", completou.

Em 2008, will.i.am fez uma parceria com a fabricante do Blackberry, a Research In Motion, para ajudar a unir redes sociais com multimídia. Os processadores da Intel estão presentes em mais de 80% dos computadores pessoais no mundo. A banda Black Eyed Peas já vendeu 29 milhões de CDs e coleciona seis prêmios Grammy.

Nova entrada ultraveloz quer substituir USB


Os novos MacBooks da Apple são os primeiros a utilizar uma nova porta trasmissão de dados criada pela Intel e apresentada nesta quinta-feira, 24. Chamada de Thunderbolt, a porta é semelhante à popular porta USB usada em pen drives e para conectar equipamentos e periféricos no computador, como câmeras, impressoras, mouses, celulares e transferir arquivos para o computador ou a partir dele.

—-
• Siga o ‘Link’ no Twitter e no Facebook

Nos aparelhos da Apple, o Thunderbolt terá mais funções de porta de vídeo no início, substituindo a entrada ‘Mini DisplayPort’ usada nos MacBooks, e servirá para conectar monitores DisplayPort, como os monitores feitos pela Apple. Assim como o DisplayPort, a entrada Thunderbolt também pode ser usada para conectar outros monitores com saída DVI, HDMI e VGA.

O que há de novo na entrada Thunderbolt é que ela também pode transferir dados entre equipamentos, como discos rígidos que usem entradas com padrões USB, FireWire, Ethernet ou o PCI Express. Ela é capaz de transferir dados com velocidade de 20 gigabits por segundo (Gbps), cerca de 20 vezes maior do que os cabos USB 2.0 atuais e duas vezes mais rápido que as conexões USB 3.0 (ainda pouco usada). De acordo com a Intel, um arquivo de filme longa-metragem em alta definição pode ser transferido em 30 segundos e um arquivo de áudio MP3 com duração de 1 ano poderia ser transferido em 10 minutos. Ele também pode alimentar equipamentos com potência de 10 watts, enquanto que o USB 3.0 faz isso com 5 watts.

A Apple já foi pioneira em adotar novos padrões de conexões no passado. A empresa deu um importante passo para o padrão USB, ou Universal Serial Bus, ao adotá-lo em seus computadores iMacs no fim dos anos 1990. Em outros momentos, porém, a Apple ficou isolada, adotando padrões que não se tornaram populares.

A Intel vinha chamando a entrada Thunderbolt com outro nome, de LightPeak. Nesta quinta, a empresa disse em um evento em Santa Clara, na Califórnia, que está trabalhando para levar o Thunderbolt para computadores, monitores, dispositivos de armazenamento, câmera, entre outros aparelhos. A empresa afirmou que fabricantes de disco rígidos externos, como LaCie e Western Digital, estão planejando apoiar o padrão Thunderbolt.

Uso excessivo da tecnologia perturba o sono


Os norte-americanos estão a perder o sono por passarem o tempo a escrutinarem os ecrãs dos seus aparelhos electrónicos, apurou um estudo divulgado segunda-feira.
Entre as pessoas interrogadas pela Fundação Nacional do Sono (National Sleep Foundation), num universo de 1.508, com idades entre os 13 e os 64 anos, 95% jogam jogos vídeo, vêem televisão ou utilizam o smartphone ou o computador portátil na hora que antecede o deitar.
"Este estudo revela que os ecrãs de fraca intensidade luminosa são muito utilizados na hora crucial que antecede a ida para a cama", sublinha Charles Czeisler, da Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard, citado pela agência AP.
"A invasão dos quartos de dormir por estas tecnologias, que mantêm as pessoas acordadas, pode explicar a forte proporção de pessoas interrogadas que dizem dormir menos do que precisariam", adianta.
A sondagem revela que 43% das pessoas consideram que raramente, ou nunca, têm um sono satisfatório durante a semana.
Os mais idosos têm tendência a ver televisão, enquanto que os mais novos preferem os computadores, os smartphones ou as consolas dos jogos vídeo.
Ora, a utilização destes aparelhos "pode ter consequências graves para a saúde física, o desenvolvimento cognitivo e outros indicadores do bem-estar" dos jovens, alerta Lauren Hale, do Centro Médico da Universidade de Stony Brook, no Estado de Nova Iorque.
Os investigadores suspeitam que os computadores, os smartphones e outros jogos vídeo são mais estimulantes do que a televisão, que induz um visionamento passivo, e que podem perturbar mais o sono.
As pessoas com défice de repouso por causa dos seus aparelhos têm tendência a recorrer ao café e à sesta para lutar contra a fadiga, segundo a sondagem, com uma margem de erro de mais ou menos 2,5 pontos.

Fonte: JN

segunda-feira, 7 de março de 2011

Facebook - Alunos podem ser julgados por posts


Uma escola em Atlanta, nos Estados Unidos, está atraindo os holofotes nacionais e esquentando o debate sobre privacidade e redes sociais.
Três estudantes da Chapel Hill Middle School foram suspensos depois de chamarem um de seus professores de pedófilo no Facebook. Segundo o Atlanta Journal Constitution, que deu a história, a aluna que criou o post disse que estava brava e o fez por brincadeira.
O problema, ou o debate, não está na escola condenar a difamação (uma vez que não há provas de que o professor seja pedófilo e nem mesmo uma acusação por parte dos alunos), mas sim nas atitudes que envolveram a punição dos alunos.
Alejandra Sosa, a jovem de 13 anos que criou o post, e outros dois jovens de mesma idade pegaram 10 dias de suspensão e podem enfrentar conseqüências ainda mais graves. A escola ofereceu duas opções aos alunos envolvidos: expulsão e matrícula em uma chamada escola “alternativa” para jovens com problemas de comportamento ou ir a um tribunal e encarar o que podem ser conseqüências ainda piores.
No entanto, a jovem diz que o diretor Jolene Morris a levou até a biblioteca e a forçou a se logar no Facebook. Ele então retirou o teclado de suas mãos e leu toda a sua conversa antes de obrigá-la a deletar os comentários.
Segundo o AJC, Alejandra disse ter pedido desculpas formais ao professor. O jornal ainda reporta que os pais de alguns dos alunos acreditam que a mudança de escola prejudicaria o desempenho acadêmico dos jovens e se perguntam se essa não seria essa punição muito grave para jovens de 12 anos.
A discussão é grande uma vez que há muitas nuances na lei. Em tese, alunos não podem ser punidos academicamente pelo o que falarem fora das dependências da escola - desde que isso não cause problemas dentro do campus. No entanto, os comentários em relação ao professor, mesmo em tom de brincadeira, eram bastante sérios.
Um outro detalhe promete agravar a discussão: a atitude do diretor em obrigar a aluna a entrar no facebook está correta? Pra alguns, isso pode configurar uma violação dos direito da jovem.

sábado, 5 de março de 2011

Tuna faz treino físico visando o 2º turno

Eliminada do primeiro turno do Parazão, a Tuna Luso agora faz treinos físicos focando o segundo turno do campeonato. O elenco tunante terá folga durante o período de carnaval, mas na Quarta-feira de Cinzas todos os jogadores se reapresentam para começar a fase de treinamentos táticos e técnicos.

Tunantes ainda lamentam perda da vaga

A eliminação do primeiro turno do Paraense, diante do Cametá, continua sendo lamentada pelo técnico Flávio Goiano e jogadores da Tuna Luso. Para eles, o time merecia melhor sorte e hoje poderia estar se preparando para o confronto com o Remo, pelas semifinais da Taça Cidade de Belém. "Fomos vítimas da arbitragem", acusa o treinador, que disparou contra o árbitro Andrey da Silva e Silva, que dirigiu o jogo contra o time cametaense. O discurso é seguido pelos atletas. Todos criticam a não marcação de um pênalti em favor do time, que poderia ter mudado a história do time no campeonato. Ao mesmo tempo que se queixam da saída do time, os tunantes procuram reencontrar o ânimo para o returno.
O trabalho continua. O campeonato não terminou", prega Goiano. O treinador decidiu em parceria com o preparador Fabian Trindade que o grupo, após a eliminação do turno, treinará apenas em um período por toda esta e a próxima semana. Também ficou determinado que os treinos serão apenas de ordem física. Somente próximo da estreia da equipe na Taça Estado do Pará é que o elenco voltará a tocar em bola, inclusive com a disputa de pelo menos dois ou três amistosos. As partidas devem ser contra equipes amadoras do subúrbio ou mesmo seleções do interior.
fonte: Amazônia Jornal - edição 03/03/2011

quarta-feira, 2 de março de 2011

O que é segurança da informação na informática?


Conceito de informação: a informação é todo conteúdo ou dado que tenha algum valor para alguma organização ou pessoa, sendo que ela pode ser de uso restrito ou compartilhado com alguma pessoa.
A segurança da informação nada mais é do que a proteção de um conjunto de dados, sendo que pode ser de pequena ou de grande importância, no sentido de preservar o valor que possue para um indivíduo ou uma organização. O conceito de Segurança na Informática está intimamente relacionado com o de Segurança da Informação, incluindo não apenas a segurança dos dados/informação, mas também a dos sistemas em si. São características básicas da segurança da informação: os aspectos de confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade.
Para a segurança de seus dados, dos arquivos e do sistema é importante seguir alguns critérios.
Deixar seu firewall ativado, pois ele pode proteger seu computador contra acesso de hackers ou algum software mal-intencionado (vírus); Outro critério importante é ter uma boa proteção contra malware, e para isso, existem alguns tipos de protetores, um deles, bem conhecido é o Antivírus, que pode ajudar a proteger o computador contra vírus, worms e outras ameaças à segurança; Um outro, um pouco menos, conhecido é o anti-spyware, que pode ajudar a proteger o computador contra spyware e outros programas indesejados.
Atualização automática: por meio dela a Microsoft corrige algumas falhas de segurança do sistema contra alguns ataques (Cuidado a quem não tem o Windows original, pois após a instalação dessas atualizações, pode ficar aparecendo uma mensagem de falsificação do Windows).

Perigos de um vírus
Vírus, worms e cavalos de Tróia são softwares criados por hackers que usam a Internet para infectar computadores vulneráveis. Os vírus e worms podem ser transmitidos de computador para computador, enquanto os cavalos de Tróia entram em um computador fazendo-se passar por um programa aparentemente autêntico, como uma proteção de tela, por exemplo. Já os worms e cavalos de Tróia destrutivos podem apagar informações do disco rígido ou desabilitar completamente o computador. Outros não causam danos diretos, mas afetam o desempenho e a estabilidade do computador.

Facebook é citado em 20% dos casos de divórcio nos Estados Unidos, diz estudo


Um em cada cinco casos de divórcio nos Estados Unidos cita o Facebook como a ferramenta que ajudou a separar o casal e levar pelo menos um dos dois à infidelidade. É o que demonstrou um estudo da Academia de Direito Matrimonial do país. Não por acaso, 80% dos advogados especializados na área reportam que cada vez mais pessoas usam as redes sociais como trampolins para casos extraconjugais.

- Nós vemos isso acontecer cada vez mais - disse o psicólogo Steven Kimmons ao Science Blog. - Uma das partes do casal encontra na rede alguém que conheceu na escola. Essa pessoa está emocionalmente disponível e eles começam a se comunicar via Facebook. No fim, após a troca de várias histórias, forma-se a intimidade e a relação se encaminha para um contato físico.

Segundo o especialista, um casal não precisa estar em crise para isso acontecer. Uma relação a partir de uma rede social pode começar com a mais inocente troca de mensagens, movida pela simples curiosidade.
globo.com

terça-feira, 1 de março de 2011

Depois da Rodada



Águia do Souza empata, mas não se classifica
Em um jogo de vida ou morte o time da Tuna em uma partida fora de casa buscava a vitória contra o time de Cametá no último domingo (27). No início os times se mostraram equilibrados, com o Mapará mostrando alguns momentos de superioridade. Até que nos 18 minutos iniciais da partida, em uma falha da zaga tunante, o volante Wilson abriu o placar para o Cametá em uma cobrança de escanteio.
No segundo tempo, o jogo começava a esquentar, pois a Tuna precisava de uma vitória com dois gols de diferença. Nos 19 minutos do segundo tempo, com um escanteio o zagueiro Bruno Oliveira marcou de cabeça. A esperança dos cruzmaltinos não demorou muito, em seguida ao gol, Leandro Cearense de pênalti marcou o segundo no parque do Bacural.
A Tuna buscou incansavelmente a vitória marcando o seu segundo aos 38 do segundo tempo com Dudu. Com o empate a Tuna deixou a vaga escapar para o Cametá.
Com a palavra, Flávio Goiano
Para o técnico tunante, Flávio Goiano, duas questões devem ser pontuadas. A primeira é o fato da equipe não ter feito o dever de casa e a segunda se trata da bem possível falha do juiz Dewson Fernando Freitas da Silva.
“A Tuna jogou a melhor partida contra o Cametá apesar de várias oportunidades de gols perdidos. Contra o Cametá poderíamos ter marcado sete, mas só concluímos duas. Nós fomos prejudicados pelo Dewson em Marabá jogando contra o Águia e agora em Cametá. Isso mudaria e muito a situação da Tuna agora. Mas a equipe também deixou de fazer o dever de casa, independente da falha da arbitragem”, desabafou.
A equipe tunante irá se apresentar nesta terça-feira (01) e deve seguir com treinos leves com a equipe até a próxima sexta-feira.
Blog da Tuna


Bicolores partiram pra cima do trio de arbitragem
“O trio de arbitragem prejudicou”. Esse foi o discurso do time do Paysandu para ceder a primeira vitória para o São Raimundo, no jogo de ontem, em Santarém. Se para o Pantera a partida não tinha valor algum oficial, para o time do técnico Sérgio Cosme, uma vitória convincente sobre o lanterna, de preferência sem levar gols, era tudo o que se queria para eliminar a insatisfação da torcida.
Não deu certo e com a atuação questionável do juiz Marco Antonio da Silva Mendonça e seus auxiliares José Raimundo Gonçalves Gomes e Nadilson Pereira de Oliveira, que anularam um gol considerado legítimo de cada lado, o que não faltou foi insatisfação e até mesmo acusações mais sérias, como a de Alex Oliveira. “Alguém disse, em Belém, que a torcida do Remo podia ficar tranquila, que o Paysandu não ganhava o jogo aqui. Parece que era carta marcada. É difícil também falar quem foi. Aqui é muito disse me disse, a gente nunca sabe quem realmente fala o que acontece. O Paysandu foi prejudicado, mas vamos ganhar a competição jogando futebol e não dessa forma que foi aqui”, disparou.
O atacante Mendes, autor dos dois gols do Papão e que teve um outro anulado pelo trio, também protestou. “Infelizmente a arbitragem foi decisiva. Não jogamos bem, mas fomos desestabilizados pela arbitragem. Nunca vi um árbitro tão incompetente e medíocre como esse. A diretoria tem que tomar uma providência”.
@soupapao


Domingo de tarde chuvosa. Na tv final do Carioca na rede Globo e na TV Cultura Pará o jogo do Paysandu. Sengundo a FPF, 3.454 torcedores presenciaram hoje o jogo de Remo x Independente pela última rodada do Parazão no estádio Evandro Almeida, o Baenão.
"Aflição" foi o termo usado pelo torcedor @danielfalbuquer para definir o jogo. O Remo se perdia em campo e desperdiçava as chances de gols. O jogo se tornou chato, a torcida reclamava do meio de campo azulino e principalmente das chances perdidas de abrir o placar. Enquanto isso, o jogo do Paysandu x São Raimundo estava ocorrendo em Santarém,. Para conseguir a liderança, o Remo deveria vencer e o Paysandu perder também ou empatar. Caso o Remo empatasse, o Paysandu deveria perder, e o Paysandu começou perdendo, pra alegria da torcida que 'secava' o rival pelo radinho.
Depois do intervalo, o Remo voltou pro 2º tempo logo atacando, forçando o goleiro do Independente a fazer bela defesa. O Remo melhorou, pressionava e nada de sair o gol. Houve um lance em que Max Jarí impediu um gol que seria de Fininho, arrancando um grito de 'INACREDITÁVEL FUTEBOL CLUBE' de um torcedor já bem estressado.
Eis que surge uma comemoração! Gol? Sim! Gol! Gol do São Raimundo que fazia 3 x 2 em cima do Paysandu, e agora só faltava o gol do Remo pra segurar de vez a liderança, o que não demorou a acontecer. Minutos depois, com uma torcida já agoniada pelo gol, enfim o Remo marcou 1 x 0. Golaço de Fininho. Após isso, de interessante só a festa remista e a distribuição de cartões amarelos tanto pra equipe do Remo quanto pra equipe do Independente. Apenas o jogador Edilson do Independente levou o segundo cartão amarelo e em seguida o vermelho por reclamar demais e 'peitar' o juiz. Fim de papo! Remo 1 x 0 Independente. Placar final!
O jogo marcou o encontro de Ró com seu antigo time, o Independente, e o encontro de Gian com seu antigo clube, o Remo. Também houve a volta do zagueiro Diego Barros, que saiu de campo aplaudido pela torcida azulina.
Com a vitória do Remo e derrota do Paysandu paro o São Raimundo garantira a liderança do Leão. Os 4 classificados para as semis foram Remo, Paysandu, Independente e Cametá. O próximo jogo do Remo é contra o Cametá, fora de casa., quinta-feira as 20:30hs no estádio Parque do Bacurau.
@Milene_Sousa