A cada problema resolvido...
... um conhecimento a mais

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Tuna só empata. Mas nada de desespero!


Lamentável o vacilo da Tuna ontem, empatando com o Castanhal e jogando fora a oportunidade de vencer a primeira partida em seu reduto, o Estádio do Sousa. Ficou caracterizado para as mais de duas mil pessoas que compareceram ao Francisco Vasques que a Águia necessita urgentemente de um atacante para fazer dupla com Fabinho, além de um meia de ligação para distribuir para o ataque. O esquema de Flávio Goiano foi valoroso, mas não funcionou como o treinador queria, pois Alezandre Pinho ficou praticamente só no trabalho de destruição, enquanto Negrete e Dudu não conseguiram desempenhar a função de homens de ligação que seriam os que distribuiriam a bola para os atacantes Fabinho e Zazá. O resultado foi que os gols não saíram, houve a troca de Pinho, que errava muitos passes, por Japonez, mas mesmo assim não deu para vencer.
Ficou óbvio, que além da carência de um volante lançador, a Tuna necessita urgentemente de um atacante para fazer dupla com Fabinho. Talvez esse homem seja Felipe Mamão, que não se sabe por que não entrou no decorrer do jogo de ontem, como Flávio Goiano havia garantido. Outra opção para o difícil jogo de quinta-feira será Barata, que talvez já esteja regularizado para jogar, embora esteja claramente fora de forma física.
O público de ontem, embora só tenha deixado pouco mais de sete mil reais na bilheteria, foi um dos melhores já vistos em jogos de campeonato no Francisco Vasques. Muita gente sentada, arquibancadas cobertas lotadas, muitos torcedores em pé perto dos alambrados e somente a arquibancada para o lado da João Paulo II estava com vagas. Parabéns ao público. Mais uma vez ficou comprovado que a Tuna não pode ficar fora do futebol. Torcida e simpatizantes a Águia tem de sobra! Agora é necessário que haja uma fiscalização mais efetiva nos "furões". É muita gente que não gosta de pagar. Ex-diretores, gente que se diz amiga de diretor e até do Presidente, uns "garapeiros" mesmo que deveria se envergonhar de não pagar 10 reais para ver um espetáculo de futebol.
Agora Flávio Goiano já tem que pensar na partida com o Paysandu, na quinta. Procurar botar o que tem de melhor, que entre sem medo. O Paysandu é líder mas não é imbatível, não. A dica é marcar os principais jogadores, que coincidentemente são veteranos. Os dois empates são resultados normais. Não há motivo para desespero, pois o Campeonato está começando agora. É entrar para vencer e ganhar o tal Papão mais uma vez. E fora de casa.

Marcos Moraes de Lima (Didascalia)

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Felipe Mamão livre para jogar



Atacante é regularizado junto à CBF e deve começar jogo contra o Castanhal no banco de reservas tunante
A Tuna Luso ganha uma novidade para o compromisso contra o Castanhal, pela segunda rodada do Campeonato Paraense. Contratado pelo clube há cerca de duas semanas, o atacante Felipe Mamão estará à disposição no jogo deste domingo, às 9h30, no Estádio Francisco Vasques. O jogador teve a documentação regularizada na Confederação Brasileira de Futebol (CBF). No confronto diante do Japiim da Estrada, Felipe Mamão deve ficar no banco de reservas. Mas as chances dele entrar no decorrer da partida são boas.
Se isso ocorrer, na verdade, será uma reestreia com a camisa cruzmaltina. É que o ex-remista brilhou na Águia do Souza em 2006, quando marcou 10 gols na Série C do Campeonato Brasileiro. E é justamente no seu passado tunante que ele procura inspiração para entrar em campo.
"Faz duas semanas que estou treinando com o grupo. Espero entrar na relação para esse jogo, pois quero ajudar o time. Quero muito voltar a marcar gols com essa camisa, como fiz em 2006. Se não der, quero pelo menos poder atrapalhar os zagueiros adversários e ajudar outros companheiros a balançar as redes", disse o atleta, que disputa a camisa 9 da Lusa com o experiente Izaías, que agora é chamado de Zazá.
"Todo jogador quer ser titular, mas sei que preciso ter paciência. Preciso mostrar serviço quando for chamado para poder conquistar meu espaço", ressaltou Felipe Mamão.
Apesar de comemorar a regularização do centroavante e de já poder contar com o lateral direito Alan - recuperado de gripe -, o treinador da Tuna deve manter a mesma escalação que empatou com o Águia de Marabá, por 1 a 1, sábado passado, na primeira rodada do Parazão. Ou seja, no domingo, a Lusa entra em campo com: Adriano; Hugo Deleón, Cristóvão, Bruno Oliveira e Léo; Negreti, Dudu, Alexandre Pinho e Whelton; Fabinho e Zazá.
Transferência - Enquanto Felipe Mamão está pronto para fazer sua estreia na Tuna, o também atacante Adriano Miranda dificilmente ficará à disposição do técnico Flávio Goiano neste início de campeonato. O problema é que o atleta ainda não conseguiu oficilizar sua transferência para o futebol brasileiro.
Apesar de ter conseguido sua liberação do OFC Silven, da Bulgária, clube do qual ele se desvinculou no final da temporada passada, ainda está faltando a federação daquele país emitir comunicado à CBF sobre a transferência. O que só deve ocorrer no início de fevereiro.
Já o meia-atacante André Barata só depende da publicação do seu no nome no BID-E (Boletim Informativo Diário Eletrônico) da CBF. Ontem, a diretoria tunante recebeu a documentação que faltava para fazer o registro do atleta. Se o nome do jogador for publicado hoje, ele estará apto para atuar no final de semana.
fonte: Amazônia Jornal - edição 28/01/2011

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Viola na Tuna não passou de uma brincadeira


VIOLA NÃO VEM
A notícia divulgada nesta semana pela imprensa paraense sobre a possível vinda do veterano jogador Viola para a Tuna não passou boato e acabou não se concretizando. A fonte da notícia não sabemos mas foi publicada por um jornal de grande circulação do Pará. Desde o início sabiamos que era notícia furada e sem fundamento mas como foi divulgada ficamos na espera para ver no que ia dar. O presidente da Tuna, Fabiano Bastos, afirmou que Viola não está nos planos do clube e o técnico Flávio Goiano não daria seu aval para tal contratação. Portanto, a novela Tuna x Viola acabou e o foco agora é o jogo de domingo contra o Castanhal, no estádio do Souza, à 09:30h.
VISTORIA DO SOUZA
Aconteceu na manhã de hoje (26) a vistoria da Polícia Militar do Pará no estádio Francisco Vasques, o Souza. Na ocasião foram observadas as reformas e melhorias solicitadas e então emitido o laudo liberando o estádio para a prática do futebol.
TUNA X CASTANHAL
O jogo do próximo domingo (30), pela terceira rodada do campeonato paraense de futebol 2011, será mando de campo da Tuna e realizado no estádio do Souza, a partir das 09:30h. O preço do ingresso será de R$10,00 e a renda e despesas do jogo serão de responsabilidade da Tuna Luso.

BLOG ATAT

sábado, 22 de janeiro de 2011

O Águia e a Águia duelam na abertura do Parazão

O Parazão 2011 terá o seu pontapé inicial neste sábado (22), com a partida entre Águia e Tuna Luso, às 19h, no estádio Zinho Oliveira, na cidade de Marabá. A ocasião marcará o retorno da equipe cruzmaltina na elite do Campeonato Paraense, após três anos afastada. Poderá marcar também o inicio de uma era vitoriosa na equipe marabaense, que bateu “na trave” nos últimos anos, na Série C e também no Parazão.

Visando a primeira conquista de uma equipe do interior no regional, os dirigentes aguianos optaram por se desfazer de boa parte do elenco da temporada passada e contrataram, praticamente, um time novo para este ano.

Destaque para o meia Fabrício, o atacante Patrick e a volta do volante Analdo, que estava emprestado para a Tuna. O técnico João Galvão não fez mistério em revelar a equipe que entrará em campo logo mais, sendo a mesma base titular que atuou no amistoso realizado contra a seleção local de Curionópolis. O esquema tático será o 3-5-2, o preferido de Galvão.

Do lado da Tuna Luso, haverá algumas baixas, mas sem maiores complicações para o técnico Flávio Goiano. O lateral-direito Alan e o volante Pituta, estão com virose e nem foram relacionados. O atacante Kanu teve sua regularização confirmada em cima da hora e comporá o banco de reservas. E o goleiro Adriano substituirá o arqueiro Cléber, titular nas derrotas do último final de semana (amistosos contra o Cametá e Independente Tucuruí), no interior. Os atacantes Adriano Miranda e Felipe Mamão (ainda não entraram no BID da CBF), além do meia Barata (se recondiciona fisicamente), estrearão apenas na segunda rodada.

De resto, a equipe seguirá o mesmo padrão tático (4-4-2) do título da primeira fase, com a opção do treinador em mudar para o 4-3-3, dependendo da situação na partida. Nesse caso, Élton iria para o ataque e um volante (Dudu ou Leandro) jogaria mais avançado. “A expectativa é de uma grande partida. Vamos tentar nos impor desde o começo, partindo pra cima do Águia”, afirma Flávio Goiano. A expectativa é de casa cheia no Zinho Oliveira.
(Diário do Pará)

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Tuna: Problemas de última hora

Lateral Alan e atacante Kanu não estão 100% e ficam de fora




O time da Tuna Luso já estava definido para a estreia na fase principal do Campeonato Paraense, sábado, contra o Águia de Marabá, fora de casa, mas o técnico Flávio Goiano ganhou dois problemas para a partida. Além dos recém-contratados André Barata, Adriano Miranda e Felipe Mamão, que só devem estrear na segunda rodada, o lateral direito Alan e o atacante Kanu também não iniciarão o confronto com o Azulão.
Flávio Goiano já definiu os substitutos. Na lateral, o titular será Hugo Deleón e no ataque o experiente Zazá - antes conhecido como Izaías - jogará ao lado de Fabinho. "O Alan está fora, não viaja. Preciso respeitar a determinação médica e a conversa com o atleta. O Kanu viaja, mas a gente vai segurar no banco", afirmou o treinador.
"São duas mudanças que não estavam dentro do nosso planejamento, mas tenho plena confiança no Hugo e no Zazá. Eles estão treinando com o grupo há bastante tempo e não sentirão falta de entrosamento", comentou Flávio Goiano, que anteriormente havia anunciado apenas uma mudança em relação ao time que vinha treinando e participando de amistosos: a saída de Cléber para a entrada de Adriano no gol.
A Lusa realizou o último trabalho na capital paraense, na tarde de ontem, na Vila Olímpica. O time realizou uma movimentação com bola e, hoje pela manhã, mais tarde embarca com destino a Marabá. A viagem, que deve durar aproximadamente 7 horas, será feita em ônibus especial. Bem diferente da aventura que jogadores e comissão técnica tiveram que enfrentar no trajeto de quase 10 horas entre Cametá e Tucuruí, semana passada, "encaixotados" em uma van.
Outra notícia de bastidores é que a Águia do Souza pode anunciar a qualquer momento a contratação de um volante. O nome vem sendo guardado a sete chaves, mas a negociação está bem perto de um final positivo. Especula-se que este reforço pode ser Pitbull, atleta recém-saído das divisões de base do Paysandu.

fonte: Amazônia Jornal

Tuna e outras equipes querem fatia melhor do "bolo" do Governo


O desrespeito na divisão da fatia do bolo que o Governo do Estado destina aos clubes que disputam a Primeira Divisão do Campeonato Paraense é tamanho, mas torna-se pior quando a Imprensa insiste em chamar as outras seis equipes pejorativamente de "nanicos". Por que nanicos? Como se mede o tamanho de um clube de futebol? Pelo número de torcedores?, pelos títulos? Na visão da Grande Imprensa só existem dois clubes em nosso Estado: Remo e Paysandu. Os outros são meros coadjuvantes. Que desrespeito, que sacanagem!
Ao que parece os "gênios" que pregam que sem Remo e Paysandu não há campeonato, não têm inteligência suficiente para alcançar (ou o fanatismo não deixa!) que só os dois únicamente não podem fazer o campeonato. Tudo bem que as outras agremiações têm pouca torcida, não possuem títulos regionais, são mais novas, mas e o caso da Tuna Luso Brasileira? Também é "nanica"?
Só para mais uma vez alertar aos incautos: a Tuna foi o primeiro Clube do Norte a ganhar um título nacional, depois a ganhar o segundo titulo, ou seja é bi-campeã nacional. E hoje, só a Tuna e o Paysandu possuem dois títulos nacionais. O Remo só possui um único título e da Série C, juntamente com o São Raimundo, que também ganhou um da Série D. Quer dizer, é um despaltério Remo e Paysandu pegarem cada um 1 milhão e 200 mil reais e as outras equipes pouco mais de 5 por cento desse valor. E o caso da Tuna é mais escorchante, pois a Lusa deveria pegar na pior das hipóteses 50 por cento do valor que os dois recebem. Mesmo porque, além do histórico de títulos nacionais, tem o caso dos títulos regionais, onde a Tuna foi campeã 10 vezes. Também vale ressaltar que a Tuna é a equipe mais antiga do Estado, um verdadeiro patrimônio do nosso esporte amador e profissional, tendo 108 anos, completados dia 1º deste ano.
Por todos esses motivos, é hora de um repensar na questão dos valores que o Governo distribui entre as equipes. È perfeitamente válida a luta das seis equipes no que diz respeito a uma melhor divisão do bolo e no caso da Tuna, especificamente, a Águia -sem querer desmerecer os demais- tem de fato e de direito que ser melhor aquinhoada.
Em conversa com o presidente da Tuna, Fabiano Bastos, ele nos revelou que iria pleitear valor igual a Remo e Paysandu. Digamos que é direito dele fazer o pleito, mas se não for possível atender, que a Águia leve pelo menos 50 por cento. E é importante que a FPF e a Imprensa, que infelizmente tem em sua maioria fanáticos pelos dois times, vista a camisa do futebol paraense, respeite as demais agremiações e principalmente a Tuna Luso Brasileira, pois afinal, só com Remo e Paysandu não dá para fazer campeonato.
Postado por Marcos Moraes de Lima

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Campus Party 2011: Velocidade de download

Os resultados são impressionantes e de causar inveja à absoluta maioria dos usuários domésticos. O download de um programa da Adobe estava sendo realizado a 1,2 MBps (Megabytes por segundo, ou 9,6 Megabits por segundo), enquanto o P2P estava em incríveis 4,2 MBps (ou 33,6 Mbps), com picos de 7,2 MBps.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Windows 8 vai rodar em celulares, diz Intel


Depois de a Microsoft apresentar a versão para processadores ARM do Windows 8, a Intel diz que poderá colocar o novo sistema operacional até em celulares.


Durante uma apresentação ao mercado financeiro na semana passada, alguém perguntou a Paul Otellini, CEO da Intel, qual era sua visão da demonstração do Windows 8 feita pela Microsoft na feira CES, em Las Vegas. Nela, o executivo Steven Sinofsky mostrou uma versão alfa do Windows 8 rodando numa máquina com processador ARM, usado em dispositivos móveis. O porte do Windows 8 para a arquitetura ARM parece ir contra os interesses da Intel.

Embora a Intel já tenha sido um fabricante importante de processadores ARM (a linha XScale), ela vendeu a parte principal desse negócio para a Marvell em 2006. Hoje, essa arquitetura é usada por concorrentes da Intel como Qualcomm, nVidia e Texas Instruments. Otellini primeiro desqualificou a notícia: “Não há grande novidade nisso”, disse. Depois, afirmou que o movimento da Microsoft é até bom para a Intel. O que ele argumentou, em resumo, é que, se o Windows 8 será capaz de rodar até em ARM, vai rodar melhor nos processadores Atom, da Intel. E o Atom ainda teria a vantagem da melhor compatibilidade com o hardware dos PCs.

O plano da Microsoft é oferecer o Windows 8 para fabricantes de tablets, enquanto o Windows Phone continua sendo seu sistema operacional para celulares. Mas, como observou o pessoal do site britânico PC Pro, Otellini parece enxergar outra possibilidade: “Podemos pôr nossos processadores com menor consumo de energia em celulares rodando o Windows 8″, disse ele. O que Otellini vê é uma chance de a Intel conquistar uma posição importante no mercado de celulares, algo que ela não tem hoje.

Mas isso só vai dar certo se a Microsoft quiser. Se a turma de Redmond não otimizar o Windows 8 para uso em smartphones, o sistema operacional não vai funcionar bem neles. Se depender do que disse Steven Sinofsky no CES, Otellini terá de pensar em outra estratégia. “Para nós está muito claro. Telas pequenas são com o Windows Phone. Já essas telas (dos tablets e notebooks) são com o Windows 7″, afirmou Sinofsky.

Tuna volta fortalecida de viagens ao interior


Após as derrotas sofridas nos dois amistosos realizados no último final de semana (1 a 0 para o Cametá e 3 a 1 para o Independente Tucuruí), o elenco da Tuna Luso retornou a Belém ontem (17), pela parte da tarde. Visivelmente cansados, após oito horas de viagem, os atletas foram liberados e retornam aos trabalhos hoje (18), em dois períodos (manhã e tarde).

Apesar dos resultados adversos, o treinador Flávio Goiano gostou do que viu em Cametá e Tucuruí. “O balanço final foi positivo. A viagem foi muito cansativa, mas os jogadores foram bem individualmente. O nosso objetivo era, na verdade, unir o grupo”, afirmou o treinador, pouco depois do desembarque da equipe. Outra justificativa dada foram as substituições feitas, onde a totalidade dos 20 atletas, levados para os amistosos, entraram em campo.

A união da equipe, segundo Flávio, foi fortalecida pela convivência dos jogadores nos três dias em que “excursionaram” pelo interior. “Na viagem de Cametá para Tucuruí o ônibus atolou e os jogadores desceram para empurrar. Depois, tomaram banho de igarapé, para tirar o barro. No geral, foi bom. A Tuna sai muito fortalecida desses jogos. Quem está aqui, está bastante focado”, analisa. Foi consenso, entre a comissão técnica da Tuna, que os jogadores mais destacados da equipe foram a dupla de zaga (Cristóvão e Bruno) e os laterais (Alan e Léo). O atacante de origem indígena Aru não foi bem em sua estreia com a camisa da Lusa e foi um dos destaques negativos da equipe.

No próximo sábado, a Tuna enfrenta o Águia de Marabá, fora de casa, às 19h, no estádio Zinho Oliveira, na estreia do Parazão 2011. A equipe titular provavelmente será a mesma dos amistosos, com: Cléber (Adriano); Alan, Cristóvão, Bruno, Léo; Dudu, Leandro, Negreti e Élton (Barata); Fabinho e Kanu. O “Paredão” Adriano e o meia-atacante André Barata ainda poderão entrar na equipe, caso estejam em condições ideais de jogo. O esquema tático será o mesmo 4-4-2 do título da primeira fase, mas poderá mudar para o 4-3-3 no decorrer da competição, dependendo da necessidade do técnico Flávio Goiano.

REFORÇOS

A Tuna Luso está com quatro reforços “engatilhados” para o campeonato paraense. Os atacantes Adriano Miranda (está no Paysandu, mas ainda não assinou contrato) e Felipe Mamão (estava no Águia, ficou de acertar hoje com a diretoria), além do meia Jaime (jogou a Série C no Águia e está praticamente certa sua contratação) e do volante Pitbull (pode ser emprestado pelo Paysandu), podem ser apresentados esta semana no Souza.

O elenco atual conta com 26 atletas e alguns jogadores, que estavam apalavrados com o clube e treinavam no Souza, como o goleiro Everton e o lateral-direito Nelson, foram dispensados. O treinador Flávio Goiano planeja fechar o grupo com 29 jogadores.
(Diário do Pará)

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Time tunante está pronto para disputar amistoso contra o Cametá, em preparação ao Campeonato Paraense .


O time da Tuna Luso já está praticamente definido para seu primeiro amistoso de preparação para o Campeonato Paraense. A equipe cruzmaltina encara o Cametá nesta sexta-feira, no Parque do Bacurau, e a formação mais provável é a seguinte: Adriano; Allan, Cristóvão, Bruno Oliveira e Léo; Negretti, Dudu, Leandro e Elton; Kanu e Fabinho.
No coletivo realizado na manhã de ontem, o terceiro do ano, o goleiro Cléber treinou entre os titulares e Adriano defendeu a meta da equipe reserva. Mas tudo indica que o técnico Flávio Goiano aproveitará o amistoso de amanhã para observar o ex-remista no time principal.
Uma das exigências do treinador foi para os jogadores atentarem na hora de preencher espaços quando o adversário estiver com a bola. "Tem que estar todo mundo atrás da linha da bola e, na hora de atacar, precisamos de velocidade e movimentação", destacou.
Ele também avisou que não é o fato de os jogos serem amistosos que a cobrança será menor. "A Tuna é time grande e todos os adversários vão querer vencê-lo (a Águia do Souza também enfrenta o Independente, no domingo). Por isso, quero que o time mantenha o gosto pela vitória", enfatizou.
Os jogadores parecem ter compreendido bem a mensagem. Para o zagueiro Cristóvão, o time só estaria devidamente preparado para encarar a fase principal do Parazão se disputasse amistosos. "Se ficássemos só treinando não iríamos chegar à preparação ideal. Amistoso é muito importante para o time chegar na competição com o ritmo certo", explicou.
Por sua vez, o treinador comemora a oportunidade de testar a nova formação tunante. Depois da saída de jogadores importantes, como o meia-atacante Fininho, ele precisou fazer várias mudanças em relação à equipe que conquistou a primeira colocação na primeira fase da competição estadual, disputada no final do ano passado. "Esses jogos são bons para dar ritmo e mais entrosamento ao time que estamos reformulando. Tenho certeza que chegaremos na estreia em ponto de bala", enfatizou.
A viagem para Cametá está marcada para a manhã de sexta-feira, às 9 horas, e o jogo tem início previsto para as 20 horas. De lá, a delegação cruzmaltina segue para Tucuruí, onde enfrenta o Independente, domingo, no Navegantão. A estreia da Tuna no Parazão está marcada para o dia 22, contra o Águia, em Marabá.
fonte: Amazônia Jornal

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Nova comissão técnica das categorias de base da Tuna


A nova comissão técnica das categorias de base da Tuna Luso assumiu nesta segunda-feira (10) e promete reformular toda a estrutura física e técnica das bases e das escolas de futebol. A nova comissão é formada basicamente por ex-jogadores da Tuna.


COMISSÃO TÉCNICA DAS CATEGORIAS DE BASE
GB Alvaro Rodrigues (Diretor de Honra)
Charles Tuma (diretor de futebol)
Sergio (Coordenador Geral)
Junior Polo (Supervisor)
Maria (Secretaría Geral)
Carla (Assistente Social)
Marajó (Auxiliar Técnico)
Tabosa (Observador Técnico)
Antenor (sub-13)
Luiz Otávio (sub-15)
Ondino (sub-17)
Jaime (sub-20)
Escolhinhas: Joacy, Xaxá, Amarildo e Cabral.


Com a nova comissão técnica apresentada hoje e com a reestruturação geral da parte física das instalações das categorias de base, espera-se que o clube volte a proporcionar a formação de craques e bons jogadores como nos bons tempos da Águia Guerreira do Souza.

BLOG ATAT

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Empresa de segurança elege os vírus mais extravagantes de 2010


A empresa Panda Security, especializada em segurança da internet, divulgou nesta terça-feira (4) o Anuário do Vírus de 2010, lista que mostra as pragas virtuais mais extravagantes que circularam durante o ano passado. Para chegar ao resultado, o laboratório da companhia analisou mais de 20 milhões de variações das armadilhas que colocaram em risco a boa navegação dos internautas.

Conheça alguns exemplos:

Amante Travesso do Mac

O vírus HellRaiser.A chega ao computador da vítima e pede autorização para ser instalado como se fosse um programa ou arquivo de interesse do internauta. Após a permissão, a praga assume o controle do computador à distância e passa a comandar uma série de funções, como abrir a bandeja de DVD do PC.

Bom Samaritano

O Bredolab.Y chega ao programa de mensagens Outlook por e-mail disfarçado como se fosse enviado pela Microsoft. O texto diz que o sistema está infectado e uma atualização paga deve ser feita para que o internauta continue a usar o recurso. Quem cai no golpe paga pela atualização, mas nunca recebe o que foi prometido.

Poliglota do ano

O vírus MSNWorm é um velho conhecido das empresas de segurança e levou o título de poliglota de 2010 por ser distribuído via mensagens no programa Live Messenger, popularmente conhecido como MSN, em 18 idiomas diferentes.

O mais audacioso

O Stuxnet.A é um vírus complexo que se espalhou por pendrives e outros dispositivos USB e infectou sistemas industriais. Segundo empresas de segurança, o software já afetou milhares de computadores em todo o mundo, a maior parte no Irã, que teve até usinas nucleares como alvos.

O mais irritante

Quando o Oscarbot.YQ é instalado no PC, ele gera uma janela que quanto mais o internauta clica para tentar fechá-la, mais janelas pipocam na tela do computador.

O mais “seguro”

Assim que instalado no computador, o Clippo.A protege todos os arquivos com senha, impedindo o usuário de acessar seus documentos. O mais estranho é que a praga virtual faz isso sem motivo algum, somente para irritar.

Afetado pela crise mundial

A crise econômica está afetando diversas economias pelo mundo, e isso também se reflete nos crimes cibernéticos. Alguns anos atrás, qualquer praga virtual que bloqueia computadores exigia mais de R$ 500 (US$ 300) para o resgate. Com a crise, o valor cobrado pelo suposto desbloqueio, por exemplo, pelo Ramsom.AB caiu para R$ 20 (US$ 12).
R7